terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Jovem Deixa Lição de Coragem


O que para muitos poderia ser uma sentença de morte, para a estudante Yaskara Ribeiro Alvarellos, 16 anos, foi um momento de demonstrar força, coragem e otimismo diante de um sério problema de saúde. A jovem lutou durante 11 meses contra um câncer - ela teve um tumor no crânio - e, para a família e amigos, Yaskara deixou uma lição de determinação.
A estudante morreu de infecção generalizada na última terça-feira(28/12/2010).

A mãe, a dona de casa Girlene do Carmo Ribeiro, 42, contou que, mesmo sofrendo, a filha sempre tinha um sorriso nos lábios.
"Descobrimos em fevereiro de 2010 o tumor, mas ele já tinha se espalhado por todo o corpo. Tomou conta da face, crânio, bacia e costela. Ela nunca teve problemas de saúde, mas um machucado no dedo do pé não melhorava e chegou ao ponto de ela nem andar de tanta dor. "Foi então que descobrimos."

Girlene disse que a filha reagiu bem à notícia de que tinha câncer.
"Até agosto estávamos oitmistas. Mas algumas vezes o estado de saúde dela piorava. O câncer estava comprimindo o crânio e face."
Em março, ela começou a quimioterapia. Como era muito forte, seu cabelo caiu. "Então ela quis que eu o cortasse ainda no hospital. Ela sempre brincava. Fizemos um vúdeo, que colocamos na internet. Só mais no final ela chorou."
Girlene afirmou que Yaskara tinha muita vontade de viver. "No início, ela ficou assutada. Mas nunca deixou de acreditar que poderia se curar. Ela queria fazer faculdade, trabalhar em uma grande empresa e ter quatro filhos."

O último Natal dela, segundo a mãe, foi o mais feliz, pois todos os amigos estavam lá. "Os médicos disseram que não tinha mais jeito e a deixaram ir para casa. Em novembro, eles afirmaram que seu corpo não aguentaria passar pela quimioterapia que ela precisava."
"Em casa ela estava com muitas dores. Na segunda passada (27/12/2010), fomos ao hospital. Ela foi para a UTI e o médico disse que ela não ia mais descer. Ela entrou em coma induzido. Na terça à tarde, o rim e o pulmão pararam, mas estávamos lá com ela, eu, minha outra filha, a avó e o pai dela, afirmou Girlene.

A mãe disse que pediu perdão a ela por levá-la novamente para o hospital, pois a jovem não gostava. "Ela disse que eu era sua razão de viver. Tenho orgulho dela, pois confiava muito em Deus."


Lições de Yaskara

"Sofri muito(...) Nunca deixei de mostrar o meu sorriso, talvez a coisa que eu tenha de melhor em mim."

"Independente de qualquer coisa, nunca deixei de ser feliz e acreditar que Deus está comigo a todo momento."


Fonte: Jornal A Tribuna - Vitória/ES - 04 de janeiro de 2011 - Página 05



9 comentários:

  1. Eu tenho visto varias coisas a respeito da Yaskara,e uma que mais me deixou feliz é saber que ela em neunhum momento deixou de crer que Deus estava sempre ao seu lado.
    Espero que toda sua familia seja cofortada e continue sabendo nós nunca estmos sozinhos pois Deus num ato de amor envio seu unico filho Jesus para dar a sua vida e nos conceder direito de vida eterna.

    ResponderExcluir
  2. Não paro de pensar nela, mesmo não tendo conhecido pessoalmente ela conseguiu mexer com o coração de muitas pessoas iclusive o meu, eu estava na casa de um amigo quando ele me mostrou as fotos e videos jsutamento no dia em que ela partiu para o Pai.
    Que o Senhor Alegre o Coração da familia:)

    ResponderExcluir
  3. EU TAMBEM NAO CONHECI A YASCARA MAIS ELA ME PASSOL UM EXEMPLO DE VIDA EM NENHUM MOMENTO DEIXO A GARA A CORAGEM ELA REALMENTE FOI UMA GRANDE GUERREIRA ATE O FIM QUE DEUS DEI O CONFORTO A SUA FAMILIA PQ AO OLHOS DO PAI ELA FOI E SERA PARA SEMPRE UMA OBRA PRIMA DESCANCE EM PAZ.♥♥♥

    ResponderExcluir
  4. Lastimável, oh doença infeliz ...Mais ela nunca deixou de acreditar e confiar em Deus, com certeza ela está nos braços do Pai Celestial, não a conhecia mais me tocou muito a sua história, fiquei muito triste, imagino a dor de seus pais e familiares, que Deus os conforte cada dia mais. Amém!!!

    ResponderExcluir
  5. essa menina foi muito forte,eu entrei no vidio que ela cortou seu cabelo nenhuma lagrima desceu só no fim que ela choro minha vizinha estudava com ela ficou orrorisada ,>:

    ResponderExcluir
  6. O que aconteceu com a Yaskara realmente foi muito forte. Mas o que conforta o coração é saber da confiança inabalevel que ela teve no Senhor, ela sabia o que muitos ainda não sabem, que o Senhor está sempre conosco.

    Como diz lá em Romanos 8:28 - "Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam."

    Com toda a certeza da vida essa moça amava muito a Deus. Ela conseguiu a maior vitória de todas, a mesma vitória que nós temos esperança de alcançarmos um dia, de estar junto ao Senhor eternamente.

    ResponderExcluir
  7. vou sentir tantas saudades :/ s2

    ResponderExcluir
  8. Ela realmente foi uma vitoriosa

    ResponderExcluir
  9. tenho muitas saudades da minha irmãzinha ...que hoje faz 10 meses

    ResponderExcluir