quinta-feira, 7 de abril de 2011

Missão Portas Abertas


Portas Abertas é um ministério com características próprias dirigido à Igreja Perseguida, o único com mais de trezentas organizações associadas no mundo todo desenvolvendo projetos significativos nas linhas de frente em cerca de 50 nações.

A Missão Portas Abertas foi criada em 1955 pelo holandês Anne van der Bijl, mais conhecido como Irmão André, que decidiu contrabandear bíblias para suprir os cristãos vivendo em países da então chamada "Cortina de Ferro".

Após o sucesso inicial em entregar bíblias na Polônia, Irmão André prosseguiu fazendo o mesmo em diversos países alinhados com o regime soviético. Em 1957 ele passou a usar um fusca, que viria a percorrer mais de 300 mil km e se tornaria um símbolo da missão.

Os anos iniciais da missão foram registrados no livro "O Contrabandista de Deus", publicado em 1967, onde André narra suas experiências em penetrar as fronteiras do Leste Europeu e o contato com os cristãos que viviam sua fé sob restrição.

As operações da Portas Abertas se estenderam para outros lugares, à medida que novas necessidades dos cristãos eram identificadas em diferentes localidades do mundo. Assim, Portas Abertas iniciou suas atividades na China em 1965 e no Oriente Médio em 1978, onde atualmente concentra a maior parte dos seus esforços.

Outro país que atrai grande parte dos esforços da missão é a Coréia do Norte, que encabeça a lista dos países com maiores restrições ao cristianismo publicada regularmente pela entidade.
Em 1981, a Missão Portas Abertas Internacional organizou uma operação secreta denominada "Projeto Pérola", que possibilitou a entrega na China de um milhão de bíblias em uma única noite.


Portas Abertas não é uma missão típica

Apoiamos comunidades cristãs perseguidas
Não evangelizamos, mas equipamos os cristãos para que resistam e assim tenham condições para evangelizar.

Não enviamos missionários
Mas, nos preocupamos com missionários e sobretudo com as igrejas locais em lugares onde há perseguição, pois estas não têm condições de deixar o país quando a pressão aumenta.

Nossa filosofia é jamais atuar por conta própria
Nossos projetos nem começam se não há contatos consistentes com a igreja local. Atuamos em parcerias com outras missões e agências em muitos casos.

Critérios de atuação
Não atuamos em todos os 90 países em que há perseguição. Nós operamos diretamente em cerca de 50.

Nossos critérios são:
• Igreja local pode extinguir-se caso não haja ajuda externa.
• Não há outra agência missionária operando no país.
• Não há outra forma de obter Bíblias se não for pelo contrabando.
• Possibilidade logística.
• Posição estratégica do país.
• Solicitação dos irmãos do local.

Ao chegar em um país, Portas Abertas procura os pastores e diz: "Aqui estamos. O que podemos fazer para ajudá-los?"
Não chega com uma receita do que os pastores devem fazer, mas ouve deles o que querem que a Missão faça.

Em 95% dos casos, os pastores dizem: "Por favor, orem". Muitas vezes começam a chorar e dizer: "Estamos lutando e perdendo a batalha, porque achamos que ninguém está orando a nosso favor".

O segundo pedido sempre é por Bíblias, materiais de estudo e treinamento. Coisas que precisam em seu ambiente particular para poderem enfrentar o desafio e resistir às ameaças e à pressão.


Fonte: Missão Portas Abertas/Wikipédia



Ajude-se ajudando-os.
Que Deus nos abençoe.




2 comentários:

  1. Muito lindo o trabalho de Missoes... que Deus continue colocando amor em vcs pela a obra de Deus... e que vcs nunca desistem de sonhar

    ResponderExcluir
  2. Amém! Duas coisas, em especial, fazem meu coração bater forte demais, Enfermagem e Missões. Então, eu tô sempre, sempre visitando o site "Portas Abertas" Sempre lendo os casos e situações, orando.. Amo essa "Missão" que eles têm. Enfim, não tenho palavras.
    É preciso de muita oração.. pena que existem crentes que nem tem noção de que "lá fora" existem irmãos sendo perseguidos, presos e até mesmo mortos.
    Já que não podemos estar lá, cumprindo o Ide em países perseguidos, nossas orações pelos que lá estão é quase obrigatória.
    Abraços! *-* Vou explorando aqui teu blog rs

    ResponderExcluir